top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

E-book Introdução prática à ilustração em grafite


Saíra-militar (Tangara cyanocephala) pousada em cana-do-brejo (Costus spiralis) - lápis de cor aquarelável

O biólogo Lucas Souza sempre foi apaixonado por arte e natureza e durante o curso de formação em Ciências Biológicas se encantou ainda mais com a rica biodiversidade que existe no planeta.


Foi através da ilustração científica que encontrou um meio para não apenas ampliar a divulgação da profissão, como também para proporcionar um maior contato da população e conscientização sobre a importância da preservação.


Lucas desenvolve seus trabalhos com ilustração zoológica e botânica, utilizando técnicas com lápis de cor, grafite e nanquim. 


Cajueiro (Anacardium occidentale) - lápis de cor aquarelável

Com foco na belíssima diversidade biológica brasileira, ilustra aves, peixes, insetos, mamíferos e plantas e as transforma em arte. Seus trabalhos já foram expostos na Exposição Illustraciencia 7 do Museu Nacional de Ciências Naturais em Madrid (Espanha) e no Festival Internacional de Imagem da Natureza (FIIN) no Teatro de Vila Real (Portugal), neste último sendo vencedor em 2020 na categoria "Desenho de biodiversidade".


Em seu projeto mais recente, Lucas disponibiliza gratuitamente seu e-book Introdução prática à ilustração em grafite, onde ensina as técnicas básicas para desenhos em grafite, com o intuito de ajudar e orientar pessoas que desejam treinar os primeiros traços, ou aprimorar práticas de ilustração.


O e-book é voltado para a ilustração científica, mas pode ser aproveitado por toda pessoa interessada em arte, uma vez que as técnicas e exercícios apresentados serão úteis para qualquer artista, principalmente em nível inicial e intermediário. O material traz exercícios explicados passo a passo, abordando temas como: materiais de ilustração, preenchimentos com grafite, gradientes, luz, sombra e volume.



Para conhecer o belo trabalho de Lucas Souza e baixar o e-book Introdução prática à ilustração em grafite, visite a página www.lucassouzabioarte.com.br e acompanhe no Instagram @lsouza.arte


2.325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page