Livro: A trama da vida




O Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, foi instituído em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 1810.


Os livros nos proporcionam desenvolvimento intelectual e acesso ao aprendizado, além de ampliar nossas visões sobre o mundo e todas as formas de vida.


Para esta data, nossa indicação é o lançamento da Ubu Editora A trama da vida – Como os fungos constroem o mundo do biólogo e escritor Merlin Sheldrake.


Distribuídos mundialmente nos mais diferentes tipos de habitats, os fungos atualmente constituem um grupo independente - o Reino Fungi - e desempenham um papel muito importante na decomposição da matéria orgânica e nas trocas e ciclos de nutrientes.


Apaixonado desde criança pelo universo dos fungos e dos seres microscópicos, o autor passou a investigar o incrível poder de adaptação dos fungos e todas as possibilidades de aplicações, estudando desde receitas de bebidas medievais até utilização no desenvolvimento de novas tecnologias de informática e construção, proporcionando uma grande reflexão sobre o saber científico.


Assim como as tramas literárias e históricas, os fungos estão presentes nas relações e engrenagens do mundo em que vivemos, sempre revelando novas facetas e proezas que a ciência só começou a evidenciar nas últimas décadas - inclusive sobre um lugar muito especial na evolução de outras espécies – como na passagem das plantas da água para a terra.


Um livro que certamente fará você olhar para a vida com uma nova percepção, e que ajuda a compreender que o ser humano é parte dessa trama de vida do planeta, mas não o protagonista da história.