Pequizeiro: do cerrado para o mundo


A floração do pequizeiro.

O pequizeiro (Caryocar brasiliense) é uma árvore nativa da família Caryocaraceae, amplamente distribuída pelo Cerrado do Brasil Central e áreas adjacentes da Bolívia e Paraguai. No Brasil, ocorre nos Estados do Pará, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, podendo ser encontrado na Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.


Pode atingir até 10 metros de altura, mas existe uma forma arbustiva, que é chamada de pequi-anão. A sua madeira de cor amarelada é utilizada na construção e confecção de objetos. As cinzas da madeira são popularmente utilizadas para fazer sabão caseiro.



Suas folhas (que podem medir até 20 cm) são formadas por três folíolos recobertos com pelos curtos, que são utilizadas para a produção de adstringentes.


As flores são grandes e chamativas, com cinco pétalas brancas e longos estames. São polinizadas principalmente por morcegos mas também são visitadas por abelhas grandes, beija-flores e mamíferos pequenos. A floração ocorre entre os meses de agosto e novembro.



O fruto - o pequi - é drupáceo, oleaginoso e aromático. É muito utilizado na culinária principalmente nos estados do Centro-oeste e Nordeste,