top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Revolução das plantas

Atualizado: 25 de out. de 2023


O livro Revolução das plantas (disponível na Livraria da natureza - a loja on-line da Escola de Botânica) descreve diversas histórias sobre espécies vegetais que abordam a incrível capacidade das plantas de aprender, memorizar e se comunicar.



A publicação é de autoria de Stefano Mancuso, cientista e botânico que estuda a inteligência das plantas através da neurobiologia vegetal, e defende que o verdadeiro potencial para a solução dos problemas que nos afligem está nas plantas.


O livro tem nove capítulos que trazem um amplo universo de informações sobre memorização a longo prazo, como é registrado para espécie Mimosa pudica (a dormideira), mimetismo, capacidades fisiológicas e neuroquímicas das plantas, além de propostas inovadoras sempre inspiradas nas potencialidades vegetais, como o projeto multidisciplinar Jellyfish Barge, coordenado por Mancuso, que desenvolveu um módulo flutuante para o cultivo de plantas, capaz de gerar suas próprias água doce e energia, usando apenas a energia solar.


A Mimosa pudica (dormideira) é uma das espécies abordadas no livro Revolução das Plantas.


As narrativas de Stefano Mancuso neste livro propõem um novo modelo para pensar o futuro da tecnologia, da ecologia e dos sistemas políticos, inspirados por exemplo, na autonomia energética das plantas, na resistência a repetidos eventos catastróficos e na rápida resposta de adaptação a enormes mudanças ambientais.



Quem é Stefano Mancuso


O italiano Stefano Mancuso é biólogo, botânico e professor formado pela Università degli Studi di Firenze (UniFI).


Em 2005, fundou o LINV – International Laboratory of Plant Neurobiology, um laboratório dedicado à neurobiologia vegetal que explora a sinalização e a comunicação entre plantas em todos os seus níveis de organização biológica.


Em 2012, participou do projeto Plantoid e projetou um robô para que agisse e crescesse como uma planta.


Em 2014, ele abriu, na UniFI, uma start-up dedicada à biomimética vegetal, ramo que envolve artefatos tecnológicos imitando determinadas capacidades das plantas, e desenvolveu um modelo de estufa flutuante chamado "Jellyfish Barge". É o fundador da neurobiologia vegetal.


Em 2018, recebeu o XII Prêmio Galileo de escrita literária de divulgação científica pelo livro Revolução das plantas. Também é autor das publicações A incrível viagem das plantas e A planta do mundo, todos lançados pela Ubu Editora.




Por: Patrícia Dijigow


246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page