top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Publicação: Saberes indígenas e etnofármacos



As plantas medicinais são um elemento de união dos povos indígenas com a natureza e suas tradições. Recorrer aos recursos da natureza foi durante muito tempo a única forma de tratamento e cura de enfermidades para toda a humanidade em seu caminhar pela Terra.


Abordando os saberes e modos de vida dos povos Yanomami, Ye’kwana, Maxakali, Xakriabá e Pataxoop, o projeto Saberes indígenas e Etnofármacos teve sua origem a partir do interesse público em obter informações e aprender mais sobre as plantas que foram apresentadas em exposição temporária "Mundos Indígenas", que aconteceu no Espaço do Conhecimento UFMG em 2019.


O conhecimento das culturas indígenas e suas práticas terapêuticas (que diferem da medicina convencional) sendo fundamental divulgar a importância das plantas medicinais nas tradições desses povos e promover também mais abordagens junto ao meio acadêmico.



Além de informações sobre diferentes populações indígenas, com mapas e detalhamentos sobre línguas e aldeias, o catálogo traz informações sobre espécies vegetais como guiné, jatobá, goiabeira, matruz, cajueiro e urucum com as respectivas pesquisas científicas e tem por objetivo o fortalecimento e valorização dos conhecimentos dos povos tradicionais sobre plantas e lembra que não é recomendado o uso dessas plantas sem o conhecimento aprofundado.


A publicação é disponibilizada gratuitamente pela Universidade Federal de Minas Gerais e pode ser baixada no link abaixo:






888 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page