A segunda exposição da Galeria Ibirapitanga

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Detalhe da exposição Ni Yuxibu: Makhu e Esther Bonder. Foto: Felipe Fontoura

A segunda exposição da Galeria Ibirapitanga enaltece a Amazônia através da mostra Ni Yuxibu: Mahku e Esther Bonder, que promove um ciclo de diálogos entre artistas indígenas e ocidentais para celebrar o maior bioma brasileiro.

Galeria Ibirapitanga é dedicada à reflexão sobre a natureza a partir de manifestações artísticas e está integrada ao Núcleo de Artes da Escola de Botânica, a única escola exclusiva de popularização da Botânica no país.

A Amazônia é homenageada em exposição da Galeria Ibirapitanga

A Amazônia é formada pelo conjunto de ecossistemas da bacia hidrográfica do Rio Amazonas (como a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta) e abriga uma enorme biodiversidade.

Conheça os artistas

O Coletivo MAHKU - Movimento dos Artistas Huni Kuin

MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin é um coletivo de artistas indígenas da etnia Huni Kuin do Alto Rio Jordão no Acre.

Criado em 2013 por Ibã Huni Kuin (Isaias Sales), o MAHKU conta desde 2018 com a participação de Kássia Rare Karaja Hunikuin (Kássia Borges). Ao participar de exposições no Brasil e no exterior, o coletivo retrata a história Huni Kuin, sua língua e a miração guiada pela Ayahuasca.

A venda das obras permite ao coletivo a arrecadação de fundos para a compra de mata virgem, com o objetivo de proteger a cultura e a floresta. As obras do MAHKU figuram em diversos acervos como no MASP, Pinacoteca de São Paulo, MAM, Instituto Moreira Salles, Fundação Cartier, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Uberlândia dentre outros.

A artista visual e paisagista Esther Bonder

A artista visual e paisagista Esther Bonder vive e trabalha no Rio de Janeiro. Suas obras se expressam por formas, ritmos e cores vibrantes, que envolvem o universo de arranjos, paisagens, telas e esculturas de matéria orgânica.

Esther trabalhou com o paisagista e pintor Roberto Burle Max, que gerou grande influência na artista.

Entre suas exposições individuais, estão Espaço Cultural dos Correios, Galeria Márcia Barroso do Amaral e Centro Cultural Midrash. A artista também participou de exposições coletivas no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, Espaço Porto, Galeria Zagut e Atelier Sao, em São Paulo.

Curadoria

As exposições da Galeria Ibirapitanga tem curadoria de Ana Carolina Ralston.

Ana Carolina Ralston é curadora de arte, organiza e realiza textos e projetos para galerias e instituições, entre elas a Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural Correios e a Praça das Artes. Este ano curou, entre outras exposições, a coletiva Arte e Natureza: ressignificar para viver, em cartaz no Pavilhão da Bienal durante a SP-Arte.

A curadora Ana Carolina Ralston

Foi curadora adjunta do museu FAMA, em Itu/SP, entre 2018 e 2020, onde assinou exposições de Louise Bourgeois, Arthur Bispo do Rosário entre outras. Também foi diretora artística da Galeria Kogan Amaro, com unidades em São Paulo e Zurique, onde apresentou dezenas de exposições, além de criar o núcleo de jovens artistas.

Atualmente assina como redatora-chefe da revista mensal do jornal O Estado de S. Paulo, sobre moda e cultura. Já foi editora sênior de cultura e lifestyle da Vogue Brasil, entre 2013 e 2018, e diretora da Harper’s Bazaar Art, em 2019.

É mestra em jornalismo cultural pela Columbia New York University na Espanha e pós-graduada em arte, crítica e curadoria na PUC-SP. Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre arte natureza e o universo ambiental.

Veja abaixo como foi a abertura da exposição, que aconteceu no dia 03 de novembro de 2022.

Fotos da abertura da exposição por Felipe Fontoura.

A exposição Ni Yuxibu: Mahku e Esther Bonder tem apoio de Hoegaarden.

Ni Yuxibu: Mahku e Esther Bonder

De 03/11 a 16/12/2022

Rua João Elias Saada, 105 - SP

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos.

Para agendar sua visita, acesse a página da Galeria Ibirapitanga.