Livro: Viagem pelo Brasil


Johann Baptist von Spix (1781-1826) e Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) foram naturalistas da Alemanha que, a convite da Princesa Leopoldina, percorreram o Brasil coletando e registrando milhares de animais e plantas durante expedição realizada entre 1817 e 1820.


A saga da dupla de pesquisadores Spix e Martius gerou um levantamento inédito da biodiversidade brasileira, até hoje tema de séries, exposições e estudos principalmente botânicos.


Spix voltou para a Europa com cerca de 9.000 espécies de plantas e animais, incluindo mamíferos, aves e anfíbios. Esse conjunto foi a base da coleção do Museu de História Natural de Munique, e a obra foi publicada com o nome de Viagem pelo Brasil (1817 - 1820).


Considerado um dos mais importantes registros de cientistas estrangeiros sobre o Brasil Colônia e suas riquezas humanas e naturais, este trabalho abrange descrições geográficas, humanas, políticas, culturais e científicas, revelando um Brasil ainda hoje pouco conhecido pelos brasileiros.


Dividida em três volumes, a publicação é disponibilizada gratuitamente no formato digital pelo Senado Federal, em publicação baseada na edição de 1938, promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 



Viagem pelo Brasil - Volume I


Na viagem, que durou três anos e meio, o zoólogo Spix e o botânico Martius deixaram-se fascinar pela sociedade brasileira na sua aventura de criar uma nação nos trópicos baseada na multiplicidade de raças e na tolerância cultural de suas correntes tributárias. Embora colônia, já os autores vislumbraram a nação futura. O convívio com negros, brancos, indígenas e mestiços amenizou o rigor científico da missão, do que resultou um livro de raro interesse do ponto de vista humano.


Para baixar o volume I, clique no link abaixo:

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/573991/001118266_Viagem_pelo_Brasil_v.1.pdf



Viagem pelo Brasil - Volume II


Neste volume, Spix e Martius narram a continuação da viagem partindo de Vila Rica em direção a Belém do Pará, através das vastas regiões do Distrito Diamantino, Salvador, Ilhéus, Juazeiro, Oeiras e São Luís do Maranhão. Da mesma forma que no primeiro volume, são realçadas observações tanto de relevo, da flora e da fauna, como de suas possibilidades de riqueza e curiosos dados sobre a paisagem humana.


Para baixar o volume II, clique no link abaixo:

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/573991/001118266_Viagem_pelo_Brasil_v.2.pdf



Viagem pelo Brasil - Volume III


Neste volume, Spix e Martius trazem um grande realismo científico, com observações válidas até hoje sobre a surpreendente Amazônia. Toda sua geografia, ao lado da flora e fauna, em seus pormenores mais significativos, abrangendo a ilha de Marajó, as regiões do Tocantins, Xingu, Tapajós, rio Negro e Madeira, além de outros cursos d’água de leste a oeste, perpassa aos olhos dos leitores com sua paisagem fantástica e seus fenômenos locais mais típicos, como o das “terras caídas” e o da pororoca. A descrição abrange as numerosas vilas das margens dos rios e do interior, como Fortaleza da Barra, Parintins, Vila da Ega, Tabatinga, Barcelos e outras tantas cujos nomes lembram as origens europeias e indígenas.


Para baixar o volume III, clique no link abaixo:

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/573991/001118266_Viagem_pelo_Brasil_v.3.pdf


#spix #martius #viagempelobrasil #livro #historia

573 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo