As litografias de Walter Hood Fitch (1817 - 1892)


Walter Hood Fitch (1817 - 1892) foi um ilustrador botânico, nascido em Glasgow (Escócia), que produziu cerca de 10.000 litografias para diversas publicações, considerado um dos mais produtivos e talentosos da era vitoriana.


Walter Hood Fitch (1817 - 1892)

Seu trabalho em litografia colorida inclui 2700 ilustrações para a Curtis's Botanical Magazine (iniciada em 1787 e até hoje publicada como "The Kew Magazine"). A litografia (ou litogravura) é um processo de impressão realizado sobre uma matriz de pedra ou prancha de metal, baseado nos princípios de repulsão entre água e óleo.


Envolvido nos processos de impressão de tecidos desde os 17 anos de idade, quando foi aprendiz em uma empresa de designers de calico (tecido de algodão que era importado pela Inglaterra através da Companhia das Índias Orientais) e se familiarizou com a gravura, Fitch adotou a arte botânica depois de conhecer William Jackson Hooker, botânico, ilustrador e editor da Curtis's Botanical Magazine, que estava a procura de um artista com habilidades especiais para produzir litografias para a revista.



Fitch passou a gravar e litografar suas próprias impressões botânicas e sua primeira litografia de Mimulus roseus, foi publicada na Botanical Magazine em 1834 (imagem acima).


Os talentos artísticos de Fitch o levaram a se tornar o principal artista da Curtis ’Botanical Magazine por mais de quarenta anos, trabalhando simultaneamente para diferentes publicações.