História da Alimentação no Brasil



Neste Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, nossa sugestão é a série História da Alimentação no Brasil, produzida pela Heco Produções e dirigida por Eugenio Puppo, que traz um minucioso levantamento das tradições alimentares brasileiras, fruto da miscigenação entre povos originários do Brasil, da população africana escravizada e dos portugueses, a aclimatação da doçaria portuguesa no Brasil com ingredientes nacionais, o processamento da farinha de mandioca, até o óleo de palma trazido pelos portugueses, feito com técnicas africanas.


Inspirada no livro homônimo de Luís da Câmara Cascudo, lançado em 1967, considerado o maior registro histórico e sociológico sobre a culinária brasileira, a série acompanha a mesma sequência do livro de Câmara Cascudo, que viajou pelo Brasil de 1943 a 1962, entrevistou ex-escravizados, pessoas nas feiras, especialistas, donas de casa, visitou casas de brasileiros de todos os tipos, estudou a cultura indígena, debruçou-se sobre uma bibliografia extensíssima e foi à África conhecer as origens de vários pratos. 


Ao apresentar depoimentos de diversos personagens brasileiros como  chefs, artistas, estudiosos além de personagens anônimos de diversas regiões do Brasil e de Portugal, que compõem a riqueza da cultura brasileira e da formação da nossa identidade, a série revela a origem de diversos ingredientes, utensílios, temperos e receitas que através de tranças históricas e geográficas, ajudaram a formar nossa cultura à mesa. 


A equipe visitou diversas cidades do país, dos Estados da Bahia, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco, e também esteve em 11 cidades portuguesas, como Lisboa, Porto, Évora e Mirandela, em busca das raízes dos modos de alimentação.


Dividida em 13 episódios, cada capítulo é dedicado a um ingrediente essencial, evidenciando como a comida é um personagem ativo, com história e diversas relações sociais. Confira os temas de cada episódio:


Episódio 01 - A Rainha do Brasil