top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Dia Nacional da Mata Atlântica



Em 27 de maio é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica.


A data foi criada em 21 de setembro de 1999, em referência ao mesmo dia do ano 1560, quando o Padre Anchieta descreveu pela primeira vez sobre as florestas tropicais do Brasil e sua diversidade de espécies, na Carta de São Vicente.



A data tem o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de proteger e recuperar a Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados, devido ao crescimento das cidades.


Decretada Reserva da Biosfera e Patrimônio Nacional pela UNESCO, a Mata Atlântica abriga mais de 2 mil espécies de animais vertebrados e cerca de 20 mil espécies de plantas, sendo fundamental para a manutenção da biodiversidade e estabilização do clima, conservação do solo e proteção de rios e nascentes.



Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, restam apenas 12,4% da cobertura florestal que existia originalmente. O processo de super exploração que transformou a Mata Atlântica na quinta área mais ameaçada do planeta, começou com a retirada do pau-brasil, seguida da agricultura (cana-de-açúcar e café), pecuária, indústria e exploração de outros recursos como ouro, madeira e carvão vegetal, aliados ao crescimento cada vez maior das áreas urbanas.


A ONG também alerta para o crescimento de 66% do desmatamento entre 2020 e 2021, em relação ao registrado entre 2019 e 2020. A perda da vegetação é um problema que causa impactos diretos à sociedade, uma vez que 70% da população e 80% da economia brasileira se concentram na região.



A Mata Atlântica é constituída de formações florestais nativas (como as Florestas Ombrófilas Densa, Mista e Aberta) e Florestas Estacionais Decidual e Semidecidual) e ecossistemas associados, como manguezais, restingas e campos de altitude.


Disponibilizada gratuitamente pelo Programa de Comunicação e Educação Ambiental da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a série Cadernos MBMA inclui um vasto material sobre conservação, desenvolvimento sustentável e documentos históricos, como a Carta de São Vicente, considerada uma das mais belas e completas descrições da Mata Atlântica de sua época.


Clique no link abaixo para baixar e conhecer a Carta de São Vicente:


Conheça a Fundação SOS Mata Atlântica:


Posts recentes

Ver tudo

Commenti


I commenti sono stati disattivati.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page