top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Publicação: Horta em pequenos espaços

Atualizado: 25 de out. de 2023


Cada vez mais pessoas desejam aprender sobre plantas e técnicas para cultivar espécies alimentícias em casa, seja como uma atividade de lazer, de estudo e integração com o mundo natural, para combater o stress diário e ainda desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação.

Mesmo em espaços reduzidos, é possível cultivar diversas espécies e iniciar uma horta, desde que sejam respeitadas as necessidades fisiológicas da planta relacionadas à luminosidade, clima, qualidades do solo, rega, nutrientes, sazonalidade, entre outros.


Disponibilizado gratuitamente em formato digital, o livro Horta em pequenos espaços é um dos mais acessados no portal da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e traz uma série de informações fundamentais para quem deseja plantar alimentos de origem vegetal em espaços reduzidos, aproveitando varandas, corredores, sacadas e quintais.


Com edição técnica de Flávia Clemente e Lenita Haber e a colaboração e apoio de especialistas em diferentes áreas, a publicação é dividida em quatro capítulos:

  • Fatores que afetam o desenvolvimento das plantas

  • Produzindo as hortaliças

  • Descrição das hortaliças

  • Hortaliças – cores, nutrição e saúde



Todos os temas são abordados com objetividade e em linguagem simples, desde as primeiras etapas do plantio e desenvolvimento da planta, manejo do solo e manutenção da horta, até a sugestão de alternativas de usos para espaços bem reduzidos, aproveitando materiais comuns como latas, baldes e canos.



Além de fotos ilustrativas e listas de espécies adequadas a tais condições de cultivo, a publicação traz várias alternativas caseiras para o controle de pragas e doenças com o uso de produtos naturais, visando minimizar os danos à saúde e ao meio ambiente, promovendo não apenas a segurança alimentar, como incentivando o cultivo de hortas caseiras e comunitárias, apontadas como uma forma eficiente de aproximar as pessoas da natureza, principalmente no meio urbano.


Desde 2004 a Embrapa Hortaliças desenvolve um programa para cultivo de hortas em pequenos espaços direcionado para o público de grandes cidades, em iniciativa que realiza a transferência de tecnologia de produção de hortaliças em pequenas áreas e propicia uma maior interação com as plantas e compreensão dos ciclos da natureza.


Para baixar o guia gratuitamente, acesse o link abaixo:



Por: Patrícia Dijigow


 


Aprenda a cultivar alimentos e temperos



O curso presencial Horta em pequenos espaços é ministrado por Thaiza Cristina - plantadora, educadora e gestora de projetos socioambientais, que vai te ensinar sobre o cultivo de plantas comestíveis, temperos e PANCs em espaços reduzidos.



Você vai aprender a escolher as plantas mais adequadas para o seu espaço e como aplicar os princípios da agroecologia, manejo cotidiano, colheitas, podas e propagação.


O encontro acontece na Escola de Botânica, que está localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo.


Saiba mais sobre o curso no botão abaixo:



1.404 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page