top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Âmbar



O âmbar é uma resina fóssil e apesar de ser comercializada entre rochas e cristais, sua origem não é mineral, mas sim vegetal.


Algumas plantas como pinheiros e araucárias produzem resinas como uma forma de proteção contra a ação de bactérias e fungos e contra o ataque de insetos que perfuram a casca até atingir o cerne.


Quando a madeira é exposta, seja por queda de um galho, por ação de outros animais perfuram ou afiam as garras, a planta libera a resina através de canais. Em contato com o ar, a resina começa a se solidificar lentamente e atua na proteção da planta contra o ataque de insetos e fungos.



Existem vários tipos de resinas, com propriedades, texturas e funções distintas para plantas de diferentes famílias botânicas. Muitas resinas são compostas de substâncias voláteis e apresentam odores característicos e de substâncias não-voláteis (chamadas oleorresinas), algumas possuem gomas ou substâncias mucilaginosas (chamadas resinas de goma) e outras recebem o nome de bálsamo por conterem ácido benzoico ou ácido cinâmico.


Essas substâncias são produzidas por algumas plantas através do chamado metabolismo especializado (também chamado secundário) e são alvo de inúmeros estudos sobre suas propriedades.


O âmbar é uma resina obtida em condição fossilizada e caracterizada por sua polimerização, endurecimento e resistência ao tempo e à água.



O âmbar é alvo de estudos de diversas áreas científicas além da Biologia e da Botânica, como a Geologia, Arqueologia e a Paleontologia, pois em alguns casos essas resinas fósseis trazem outras formas de vida incrustadas, como insetos, lagartos ou partes de folhas e flores, em preciosos registros muito bem conservados que indicam como era a vida há milhões de anos atrás.



Por: Patrícia Dijigow



415 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page