Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Dia internacional do fascínio das plantas

O Dia Internacional do Fascínio das Plantas é comemorado anualmente em 18 de maio.

A data foi criada em 2012 pela European Plant Science Organisation (EPSO) e celebra a fascinante vida das plantas, despertando a atenção e interesse do público para a importância dos estudos da Botânica em relação aos diferentes aspectos que as tornam tão presentes e fundamentais para a nossa vida e bem estar, assim como de todos os seres vivos.

No vídeo a seguir, a Bióloga e Dra. em Botânica, colaboradora da Escola de Botânica conta sobre sua relação com as plantas e a importância de haver o fascínio pelas plantas.

Entre esses aspectos estão a alimentação, a saúde, a conservação do meio ambiente, sustentabilidade na produção agrícola de alimentos, na silvicultura e horticultura, assim como a obtenção de diversos produtos de origem vegetal como madeira, fibras, óleos, resinas, princípios ativos, energia e tantos outros para diversas finalidades como a produção de papel, tecidos, móveis, instrumentos musicais, insumos farmacêuticos, remédios, medicamentos, cosméticos, perfumes, pigmentos e tantos outros bens não alimentares que são utilizados no cotidiano das pessoas.

As plantas nos fascinam por inúmeros motivos, como suas diferentes formas, cores e tamanhos, sua capacidade de resiliência, pela vitalidade de minúsculas sementes que geram árvores gigantescas, pelos aromas que muitas exalam, pelo conforto atmosférico, pela sombra, qualidade do ar e ciclos da água e nutrientes essenciais à vida.

As plantas são os seres mais incríveis para nos ensinar sobre os diferentes momentos do ciclo da natureza e sobre o pertencimento ao mundo natural. Elas nos encantam em jardins, parques e quintais, oferecem abrigo e alimentos para inúmeras formas de vida. Elas interagem com muitas outras formas de vida como fungos, bactérias, insetos, aves, répteis, anfíbios, mamíferos - inclusive nós, humanos.

Algumas plantas acumulam tantos séculos vividos que são testemunhas silenciosas do nosso andar pela Terra. A humanidade celebra as plantas em diferentes culturas e a elas atribuiu uma grande amplitude de simbologias, significados e sacralidades.

Elas são fonte de inspiração para poetas, músicos e tantas outras formas de expressar arte. E também participam historicamente das diversas mudanças comportamentais, sociais, políticas e econômicas das populações e nações.

Muitas são as formas de nos fascinarmos pelas plantas, e aqui na Escola de Botânica, elas são protagonistas de nossos estudos, cursos, vivências e exposições para te conectar ainda mais com o universo vegetal.